Estratégias de venda para Marketplaces

Que o comércio eletrônico tem crescido cada vez mais, não é novidade. A partir disso, é necessário entender quais canais podem colaborar para suas vendas online. Um bom exemplo, é o modelo de marketplace, que tem crescido cada vez mais e sido um grande aliado para e-commerces. 

Pense no marketplace dentro do seu significado literal, “lugar de compras”. Com isso, é possível compreendê-lo como um grande shopping online. Entre diversas lojas disputando espaço, você sabe como atrair a atenção do público para a sua empresa? Em meio a tantos produtos diferenciados, você sabe como fazer para que o seu se destaque? Nesse lugar que engloba não apenas você, mas a sua concorrência, o que fazer para não ser mais uma loja no meio da multidão?

São muitas perguntas que precisam ser feitas antes de simplesmente jogar seu produto na plataforma e cruzar os dedos, mas com certeza vale a pena. Segundo Ebit/Nielsen, em 2018, esse mercado cresceu 12% e faturou R$ 53,2 bi. Além disso, para lojas iniciantes ou pequenas é uma estratégia muito eficaz, visto que seu produto terá muito mais visibilidade e alcance dentro de plataformas já conhecidas, que atraem através do seu nome seu próprio tráfego virtual, que pode ser aproveitado pela sua empresa!

Passo a passo para iniciar vendas no marketplace

  • Estude as possibilidades

O Brasil conta com diversos marketplaces. Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra) e Americanas são apenas alguns exemplos mais conhecidos. 

Pensar na possibilidade de ver seus produtos em uma dessas plataformas, é realmente tentador, mas antes de qualquer coisa, é necessário analisar as possibilidades e ver em qual delas o seu negócio se encaixa melhor. Se você, por exemplo, vende roupas, seria mais interessante optar pelo Extra, que é uma rede de supermercados, ou pela Dafiti, que tem um público dentro do nicho voltado para moda?

Além disso, não existe um guia único que se aplique a todos os marketplaces. Cada um deles vai contar com seus próprios valores de anúncio, mensalidades, tarifas… Enfim, o custo dos serviços varia de um marketplace para outro, assim como sua política, então é importante ficar atento aos detalhes e ver se você realmente está de acordo com o que escolheu.

  • Capriche na apresentação dos seus produtos

Como já foi citado, a competitividade é grande em marketplaces, pois você estará oferecendo o seu serviço no mesmo site que vários outros lojistas, que muitas vezes trarão o mesmo produto que você, ou algum similar. 

A tarefa de atrair seu público-alvo para si não é da plataforma ou do site, mas sua. Por isso, é importante:

Oferecer uma descrição completa e bem detalhada do produto oferecido;

Caprichar nas fotos, buscando mostrar diferentes ângulos e aspectos do produto com imagens de ótima qualidade;

Oferecer preços atrativos e competitivos;

Oferecer boas condições de envio;

Criar promoções que sejam rentáveis para o seu negócio, mas interessantes para o consumidor. 

  • Aposte nas redes sociais como suas aliadas no processo de vendas

Os tempos são de comunicação integrada, e os empreendedores buscam cada vez mais caminhos que tenham como destino o consumidor. 

Além de se apresentarem como uma ferramenta de marketing digital e de potencialmente expandir o número de audiência dos seus produtos, as redes sociais são extremamente importantes nesse processo e completamente válidas, uma vez que você pode fazer propaganda dos seus produtos com várias ferramentas totalmente grátis. Não existem motivos para não tentar.

É importante salientar que é necessário investimento de tempo nas redes sociais do seu negócio, mantendo uma frequência mínima de postagens, e se atentando para o fato de que esse será mais um portal de contato entre você e seus clientes em potencial. Ou seja, será mais uma plataforma onde os consumidores poderão tirar dúvidas, requisitar informações e fazer algumas perguntas, então é preciso que você não apenas crie perfis da sua empresa nas redes sociais, mas que esteja disponível para respondê-los através delas. 

  • Use estratégias para manter seus clientes

O célebre consultor de marketing Philip Kotler disse que, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. 

A estratégia de Customer Success (sucesso do cliente) foi criada por empresas para manter seus clientes por mais tempo, e assim, diminuir gastos. 

Pode parecer loucura uma fórmula onde você ganha por um lado, sem ter que perder por outro, mas a conta é simples: por que perder cada vez mais energia e rios de dinheiro investindo na aquisição de novos clientes, enquanto você pode montar estratégias bem mais lucrativas para manter e fidelizar consumidores através da satisfação dos mesmos?

Isso é consequência de ações e estratégias da empresa, que visam aprimorar o relacionamento com o cliente, tornar a experiência de compra em algo positivo e trazer um atendimento diferenciado e eficaz. 

Segundo o diretor administrativo da Storm Ventures, Jason Lemkin, “o sucesso do cliente é onde 90% da receita está.”

A satisfação do consumidor está muito além dos preços baixos, mas também na qualidade do produto oferecido, no atendimento atencioso e rápido, na demonstração de interesse do lojista nele. E essa satisfação pode ser medida através de diversas métricas em diferentes plataformas, mas dentro dos marketplaces é possível vê-la muito claramente através das avaliações e dos comentários. Por isso, é importante estar sempre acompanhando e vendo os pontos fracos a melhorar. 

Além disso, há diversas formas de manter seus consumidores ativos e fidelizados. Um bom exemplo é coletando seus e-mails e através deles, seguir ofertando seus produtos. 

  • Mídias pagas

Seja em redes sociais ou dentro dos próprios marketplaces, as mídias pagas são extremamente importantes e têm um potencial de alcance muito interessante para os lojistas. As mídias pagas atraem a geração de tráfego orgânico para o seu site, e consequentemente, maior possibilidade de compra.

Dessa forma, você pode analisar e entender o que funciona para você de maneira mais efetiva ou o que não serve tão bem assim. Quanto tempo um anúncio precisava ficar no ar, quanto você deve investir, quais tipos de anúncio deram mais retorno… Tudo isso vai te ajudar a aprimorar o seu ROI (Retorno sobre o Investimento).

Dentro desse contexto, é importante também analisar o ponto em que seu negócio está inserido, vendo o que sua concorrência está ofertando e de que forma isso está sendo feito. Através disso, você poderá entender melhor como está o mercado do qual sua empresa faz parte, vendo quais os pontos mais importantes de ressaltar, maneiras mais ágeis de atingir seu público-alvo e dispensando mais do mesmo (ou seja, trazendo qualidade nos seus anúncios de forma diferenciada e que chame atenção).

Já parou para pensar em como detalhes fazem toda a diferença na hora de alavancar suas vendas e ter seu produto escolhido pelo cliente em meio a tantos outros? Uma descrição mais detalhada, um bom título, uma foto que chame atenção… Se mantenha atento(a) a estes detalhes e coloque sua empresa nas mais procuradas dentro de qualquer plataforma em que ela esteja!

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