Do físico para o virtual

Migrar da loja física para o e-commerce pode ser um processo que amedronta muitos lojistas, e muitos paralisam esse projeto não apenas pelo medo, mas por sequer saber por onde começar ou pela ideia de que é necessário ter rios de dinheiro para investir no seu e-commerce. Siga nesse artigo que vamos te ajudar a entender como essa transição exige sim dedicação, mas como pode ser um processo bem tranquilo também. Sem bicho de sete cabeças por aqui!

O que fazer para migrar para a loja virtual

1 – É preciso ter um plano de negócios pensado para o digital. 

Uma empresa virtual, assim como qualquer outra, não consegue clientes e nem vende sozinha. É preciso traçar estratégias de vendas que façam sentido para o cenário virtual e que combinem com a sua empresa para atingir o seu público-alvo.

3 – Caso deseje integrar um marketplace, encontre um que atenda seu nicho.

Você não vai tentar vender eletrodomésticos na Dafiti, não é? É importante entender que na Internet a audiência é apenas o pontapé inicial para a venda. Diferente da sua loja física, em que as pessoas que entram são naturalmente consumidores em potencial, na Internet diversas pessoas com diferentes anseios vão visualizar seu produto e ele não fará parte do que muitas delas procuram. 

Focar em um bom marketplace para o seu negócio é também considerar aquele que atenda atenda seu nicho. Um cliente que entrasse na Dafiti, naturalmente não estaria procurando por eletrodomésticos, certo?

4 – Uma boa consultoria é uma ótima parceria na hora da migração. 

Uma empresa especializada vai olhar para detalhes que podem passar despercebidos por você. Criar um e-commerce do zero é como se mudar para uma casa só sua pela primeira vez: você vai precisar comprar da xícara específica para café até o guarda-roupas. São muitos detalhes a serem vistos, e uma empresa especializada em consultoria será uma forte aliada neste sentido.

5 – Estruture uma comunicação. A sua marca precisa chegar até as pessoas e só com uma boa estratégia de marketing isso será possível.

Erros cometidos na transição de uma loja física para uma loja virtual 

1 – A ideia de que seu público vai chegar até você automaticamente.

Nem sempre seus consumidores mais assíduos da loja física serão também os da loja virtual. Além disso, é um erro comum acreditar que pode já ter algum tempo de mercado, os clientes irão chegar até você na loja virtual. 

Divulgar sua loja virtual, investir em anúncios e ter uma campanha de marketing digital consistente, são passos básicos para o êxito da sua marca. Entenda que não divulgar a sua loja virtual, é como abrir uma loja física no meio do deserto.

2 – Desconsiderar as particularidades da venda online

Entender seu empreendimento físico e o digital como uma só coisa pode ser um problema em alguns quesitos. É importante entender quais as tendências e como funciona a demanda do seu setor para o seu público-alvo online. 

Nem tudo que vende bastante em lojas físicas venderá bem no e-commerce, uma vez que cada setor vai ter suas particularidades, e portanto, seu público também terá. 

3 – Não saber como funciona o mundo do e-commerce e não contratar ninguém especializado para auxiliar nessa área

Como dito no tópico anterior, a venda online tem suas peculiaridades. E além disso, todo um caminho deve ser percorrido antes que as vendas começam efetivamente. Para isto, é necessária a criação de conteúdo, uma boa estratégia de marketing digital, a escolha de uma boa plataforma que atenda suas demandas, a escolha de transportadoras e métodos de pagamentos que se encaixem com o seu negócio… Ufa! São muitos fatores a serem considerados para dar início à sua loja virtual. E caso você não tenha conhecimento sobre a área em questão, é importante que você busque o auxílio de consultorias e empresas especializadas.

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