Quatro dicas sobre como aumentar as suas vendas no Instagram

Quando se fala em começar um e-commerce, automaticamente as lojas virtuais surgem como objetivo. Porém, mesmo para quem ainda está dando o pontapé inicial no assunto, é clara a importância das redes sociais na construção de uma empresa sólida e com potencial de vendas.

As redes sociais têm se mostrado grandes aliadas dos empreendedores, atraindo seguidores, formando seu próprio público, dando visibilidade para o seu produto, e consequentemente, adquirindo clientes para suas empresas. 

Criar um perfil nas redes sociais é relativamente simples, mas com ênfase no Instagram, como se destacar de forma que atinja não apenas alguns entre os milhões de usuários, mas os “alguns” certos para o seu negócio e para aquilo que você vende?

Você sabia?

Segundo os dados fornecidos pelo próprio Instagram:

° 60% das pessoas descobrem novos produtos no aplicativo;

° 73% dos usuários seguem e acompanham marcas;

° 57% dos usuários afirmaram que querem ver conteúdos de marcas autênticos;

° 61% seguem marcas que não são suas favoritas, mas que produzem um conteúdo interessante.

Caso você queira saber como se destacar e aumentar suas vendas pelo Instagram, continue a leitura desse artigo, onde traremos dicas e diretrizes para que essa rede social te ajude a impulsionar o seu negócio.

1 – Configure uma conta Business

Por meio do perfil comercial, você terá acesso às mais variadas ferramentas que vão lhe auxiliar no acompanhamento de números, estatísticas, horários de maior engajamento e a conversação de tudo isso em vendas.

Um perfil convencional não proporciona essas facilidades e não possibilita que você estude as métricas do perfil da sua própria marca, te deixando em desvantagem em relação à enorme concorrência. 

Através dele, você também tem acesso ao Instagram Insights, uma ferramenta que vai além da apresentação de métricas básicas (como curtidas e visualizações) e oferece dados mais detalhados sobre o perfil comercial. 

Lá você consegue visualizar seu alcance, impressões, cliques no site, engajamento das publicações e saber qual tipo de post está chamando mais atenção do seu público. 

2 – Faça uma estratégia de marketing digital 

  • Uma das leis do marketing é que você precisa dar para depois receber. 

Que as redes sociais têm um potencial de audiência gigantesco é inegável, mas esse fato acaba trazendo consigo por muitas vezes um dos maiores erros cometidos para quem está iniciando sua jornada no e-commerce: a ideia de que pela grandiosidade delas, apenas publicar seus produtos será o suficiente para que as redes façam todo o restante do trabalho e que os clientes comecem a aparecer, como em um passe de mágica.

Nenhuma das redes sociais ou qualquer outra plataforma de vendas consegue atrair seu público-alvo, trazer engajamento ou fazer a conversão de vendas sozinhas, por isso é preciso investir pesado no marketing, traçar estratégias e estudar marcadores.

Caso essa não seja sua área, procure um profissional que poderá te auxiliar. Acredite, os benefícios são múltiplos,  um trabalho de marketing bem feito é uma peça chave par alavancar seus negócios. Não é um gasto, mas um investimento!

3 – Use hashtags!

  • Palavras-chave podem e devem ser uma ferramenta estratégica utilizada para alavancar o seu negócio. 

No Instagram, o joguinho da velha antecedendo os assuntos dos quais você está tratando, é um forte aliado para suas vendas, separando conteúdos e dividindo em nichos publicações marcadas com a mesma tag. Dessa forma, será mais fácil que seu público-alvo te encontre. 

Aposte em hashtags curtas e claras. Além disso, lembre-se sempre de não pecar pelo excesso e poluir sua legenda.

Exemplo: caso suas vendas sejam relacionadas a aparelhos celulares, você pode usar, “#smartphone”, “#tech”, “#tecnologia”, “#eletrônicos”.

4 – Analise os horários de pico.

Segundo os dados do HubSpot, são esses os melhores horários para postar no Instagram:

° Para posts em geral, poste em qualquer horário às segundas e quintas, menos das 15h às 16h.

° O horário ideal para postar vídeos é entre 21h e 8h, todos os dias.

° Algumas empresas se deram bem postando às segundas entre 8 e 9h para alcançar as pessoas na primeira ida ao trabalho da semana.

Apesar dos dados acima serem interessantes e uma possível diretriz no seu processo de aumento de clientes, é importante salientar que não existe fórmula mágica em que os hábitos de todos os seguidores de diferentes companhias se encaixam. Você deve conhecer o seu próprio público.

Dê uma olhada nos seus números e estatísticas para ver o que funciona melhor para o engajamento da sua marca. 

Nesse artigo, apresentamos algumas dicas que podem servir como diretrizes para melhorar suas performances dentro do Instagram. Aproveite cada um dos recursos disponibilizados pela plataforma para melhorar seu desempenho e número de vendas.

Não se esqueça de manter seu perfil sempre atualizado, nada de deixá-lo abandonado, hein!

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