Um problema a ser considerado, o abandono de carrinho preocupa e-commerces, uma vez que quanto mais alta a taxa, maior é o problema que atormenta qualquer empreendedor: o fracasso na conversão de vendas.
O meta-estudo Barilliance indica que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%. Achou o número alto? Não para por aí! No Brasil, a estimativa é que este índice chega a 82,3%.
Antes de pensar em uma solução, é primordial entender que este é um problema que pode ser gerado por várias causas, que devemos ser observadas e analisadas com cautela, para transformar esses abandonos em êxito de compras.
Um estudo realizado pelo Baymard Institute, listou os motivos para que clientes tenham abandonado carrinhos em lojas virtuais. Nesta pesquisa, cada causa foi estudada isoladamente. Vamos apontar os cinco maiores e analisar formas de reverter esse quadro.
Com 53%, no topo da lista, encontramos o frete caro:
Um consumidor que está propenso a adquirir um produto pela internet, sempre analisa o frete, afinal ele vai pesar no valor final da mercadoria. De acordo com um estudo realizado pela Lett em parceria com a Opinion Box, 65,6% dos consumidores são influenciados pelo valor do frete e tempo de entrega.
Em alguns casos, a compra já está prestes a ser finalizada, com o cadastro concluído, dados informados, o procedimento quase completo, e de repente o cliente se depara com um valor de taxa de entrega que se assemelha ao preço do próprio produto ou, em alguns casos, é até mais caro.
Uma coisa é certa: não dá para correr ou evitar as taxas de entrega. E apesar de ser um fator desagradável para ambos os lados (do cliente, que pretendia comprar o produto, mas se depara com um valor alto de frete e do vendedor, que se vê perdendo vendas por algo que permeia as lojas virtuais), existem algumas medidas eficazes que você pode tomar para diminuir essas taxas e aumentar a conversão de vendas:
- Contar com os Correios
- Fechar parcerias com transportadoras
O segundo lugar dos vilões de e-commerces vai para: a obrigação de criar uma conta para comprar
A criação de contas pode ser de grande ajuda, na coleta de informações necessárias sobre o consumidor, na questão da segurança dos dados cadastrados, na facilidade para a coleta de e-mails para reter clientes… Os benefícios são múltiplos, mas tudo tem dois lados.
É importante entender o que é mais prático e melhor visto pelos seus clientes em potencial. A internet é um centro de mídias, textos, hiperlinks, imagens, anúncios, enfim, um aglomerado de informações que são feitas para serem processadas rapidamente, independente do segmento. Na hora das compras, não pode ser diferente: os tempos são de agilidade e praticidade, coisas pelas quais o cliente vai prezar na hora de adquirir um produto.
Exigir um enorme cadastro, com diversas informações e obrigar o navegante a se inscrever para conseguir comprar, pode ser um grande empecilho na chegada dele até o famigerado botão de “confirmar compra”. Se essa for uma possível causa do problema da sua loja em relação ao abandono de carrinho, invista em alternativas mais práticas, como por exemplo, na opção de compra como convidado.
Em terceiro lugar, temos o check-out longo e complicado, com 23%
Como já foi dito anteriormente, o processo de compra deve ser o mais ágil, prático e rápido possível.
Não se deve adicionar diversos campos de preenchimento que não sejam de suma importância, afinal, não faz o menor sentido adicionar mais estágios (que quando em grande número, podem ser nomeados “empecilhos”) para que seu cliente chegue ao fim da compra, se eles não forem completamente necessários.
Invista em formas seguras de realizar o check-out, mas simples. Neste caso, menos é mais! Menos complicação e mais compras finalizadas com sucesso.
Com 20%, o quarto lugar fica com impossibilidade de checar o valor total antes do procedimento final da compra
Ninguém compra algo sem saber o valor do que está adquirindo. Essa máxima pode parecer óbvia, mas é um ponto a ser levantado uma vez que 20% das pessoas em uma pesquisa alegaram abandonar o carrinho de compras pela impossibilidade de checar o valor total antes da finalização.
O que nos leva mais uma vez a este favor primordial dentro da internet: praticidade. Um cliente interessado no seu produto, com certeza não deseja passar por todos os processos de compra, incluindo cadastro de informações pessoais, de pagamento e todo o procedimento padrão, para no final se dar conta de que o valor total do produto, incluindo o frete, não é de seu interesse.
Forneça essas informações antes!
Em quinto lugar, com 17%, foi apontada a falta de confiança no site
Esse problema é ainda mais recorrente para pequenas empresas, cujo nome ainda não é conhecido por tantas pessoas.
Muitas pessoas sequer compram pela internet pelo medo de fraudes de todos os tipos no campo digital, e se mantêm firmes na segurança das lojas físicas.
A melhor forma de passar segurança para potenciais consumidores e também para o seu próprio negócio é utilizando sistemas antifraude e utilizando selos de segurança.
Como foi falado e mostrado neste artigo, o abandono de carrinho é um problema que deve ser levado a sério, e quando identificado, deve-se procurar medidas o quanto antes para que seja resolvido.
Monitore o desempenho da sua empresa, analise os dados e adote medidas que lhe auxiliem para o sucesso do processo de compra/venda.
Uma gestão organizada e eficiente é o pontapé inicial necessário para conseguir adotar métodos de resolução para esse problema.
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